Normas para Apresentação de Trabalhos


1 AUTORES DOS TRABALHOS

a) Pode se inscrever por trabalho até seis autores, incluindo  orientador e co-orientador;

b) Cada autor pode enviar até cinco trabalhos e, apresentar dois;

c) O orientador é isento da taxa de inscrição e, não há limite de orientandos para participar do Fórum;

d) Fica a critério do grupo a escolha de quem apresenta o trabalho: pode ser um ou dois autores. O importante é que não ultrapasse o tempo máximo de apresentação.

 

2 REDAÇÃO DOS RESUMOS PARA ENVIO

Título e subtítulo;

Nome (s) do (s) autor (es) ;

Nome do orientador;

Conter 200 e 250 palavras;

Constar: introdução; objetivos; metodologia; resultados, discussão e conclusão.
Palavras-chave: no máximo 4.

 

3 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

a) Os trabalhos selecionados terão suas apresentações em sessões, no 3º dia do evento, 14 de novembro de 2012 (diurno e noturno);

b) Os participantes, cujos trabalhos recebem Bolsa de Programas Institucionais (PIBIC, entre outros) de órgãos de fomento à pesquisa, como CAPES, CNPQ FAPESP devem ser apresentados na forma de comunicação oral;

c) Os autores no momento da inscrição devem optar pela forma de apresentação do trabalho no evento: comunicação oral ou painel (pôster);

 

 3.1 COMUNICAÇÃO ORAL

a) As comunicações orais serão realizadas nas salas de aula do Campus II;

b) Cada trabalho terá até 15 minutos para apresentação. Após a apresentação, haverá 5 minutos para o autor responder perguntas ou esclarecer dúvidas;

c) O apresentador terá à disposição, na sala de aula, um microcomputador com PowerPoint e um projetor multimídia (Data Show).

 

3.2 PAINEL (PÔSTER)

a) Os trabalhos serão apresentados em sessões temáticas e pelo menos um autor deverá permanecer durante toda a sessão para apresentar e discutir o trabalho;

b) Os autores serão responsáveis pela colocação e retirada de seus painéis na área de exposição do evento, a qual será divulgada com antecedência;

c) Estrutura

Fonte Times New Roman;

Título (negrito, tamanho: mínimo 36, máximo 58);

Nome (s) do (s) autor (es) (alinhado à direita, tamanho: mínimo 30, máximo 40);

Nome do orientador (alinhado à direita, tamanho: mínimo 30, máximo 40);

Pôster com até 750 palavras. Espaço entre linhas simples, tamanho: mínimo 30, máximo 40;

Introdução; Objetivos; Metodologia; Resultados e discussão; Conclusão

Palavras-chave: no máximo 4;

Referências (fonte tamanho 16);

Nota de rodapé e legendas (tamanho 16);

d) Normas técnicas

A citação deve estar de acordo com a NBR 10520 – ABNT e, as referências NBR 6023 – ABNT. Somente as obras citadas no corpo do trabalho poderão ser referenciadas;

e) Formatação

0,90 centímetrosde largura ou0,75 cmou aproximado;

120 centímetrosde altura ou100 cmou aproximado.

f) Quadros, gráficos, figuras (imagem) e tabelas

As figuras, quadros, gráficos e tabelas devem estar próximas a sua citação e centradas no corpo do texto

Todos os quadros, gráficos, figuras devem ser legendados, segundo a recomendação da ABNT. A legenda e o título localizam-se abaixo da imagem.

Já as tabelas são regidas pelas normas tabulares do IBGE, a localização da legenda é abaixo da tabela. Já o título e número, acima da tabela.

 

4 SELEÇÃO DOS TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO

a) Serão aceitos resultados de pesquisa nas modalidades: relato de experiência, relato de caso clínico, pesquisa bibliográfica, pesquisa experimental, pesquisa de levantamento e outras;

b) A seleção dos trabalhos submetidos à comissão de avaliação do evento e em atendimento a este Regulamento será realizada de acordo com as seguintes etapas:

Etapa 1: Análise dos trabalhos de acordo com o regulamento do Fórum;

Etapa 2: Divulgação dos trabalhos aprovados para a participação no 3º Fórum de Iniciação Cientifica da FUNEC pelo site da instituição até 06 de novembro de 2012.

 

5 CERTIFICAÇÂO

a) O inscrito que tiver o trabalho aprovado e apresentado no Fórum receberá um certificado de participação contendo 40 horas de atividades, a inclusão do resumo nos anais do Fórum e concorrerá à premiação dos melhores trabalhos do evento;

b) Caso o trabalho não seja aprovado de acordo com o regulamento do Fórum, os inscritos terão direito a um certificado como ouvinte, comprovando sua presença no evento.

 

6 DIREITOS AUTORAIS

Os trabalhos inscritos poderão, a critério da Comissão Organizadora do 3º Fórum, serem divulgados, ou mesmo, publicados, sem qualquer pagamento de direitos autorais aos seus autores que, ao se inscreverem, estão cientes do caráter de serviço à comunidade, sem fins lucrativos, de que se reveste o 3º Fórum.

 

Obs. Os casos omissos neste regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora do evento.